Notícias

Oscar Moraes leva as duas na abertura da temporada

Com pole position e Igor Costa, vitórias de Moraes e ótima disputa de novos pilotos, início da temporada 2024 mostra renovação na categoria.

A temporada 2024 da Fórmula 1600 começou com um ar de renovação, seja no grid e nos nomes que foram destaque nessa primeira etapa que aconteceu no mesmo evento do GP Cidade de São Paulo 1000 Milhas no Autódromo de Interlagos (26 e 27/01).

No primeiro treino livre realizado com pista molhada, Lélio Assumpção que fez sua estreia pelo time Alfia Racing foi o mais rápido; vice-campeão em 2023 na divisão Super pela Juka Motors, Marcel Fachini liderou o segundo treino livre já com pista seca, mas viu de perto nomes diferentes: Lucas Freitas que foi o campeão da última temporada e nessa etapa foi convidado a dividir o carro #13 com Eduardo Imamura na San Race apareceu apenas na 6ª colocação na geral.

O classificatório que definiu o grid de largada aconteceu no sábado (27) pela manhã, e a pole position ficou com Igor Costa (ART Racing), que faz sua estreia com um novo carro, deixando o tradicional amarelo para usar as cores branco e azul, com o tempo de 1min54s648.

A segunda colocação ficou com Oscar Mares (Gara Competition), 0s208 atrás do pole position, trazendo contigo Marcel Fachini, Alan Synthes que fez sua estreia pela equipe Della Barba Racing e Lucas Freitas fechando o TOP5.

Na divisão MASTER, Alexandre Bonilha (Juka Motors) foi o mais rápido, enquanto na LIGHT o piloto da Fênix, João Pedro Morato levou a melhor.

A corrida 1 aconteceu com pista seca, e apesar de novos nomes, equipes e cores diferentes, as disputas na categoria continuam emocionantes. Oscar Moraes até tentou se desprender do pelotão mantendo-se entre os ponteiros desde o início, mas não teve vida fácil.

Nas últimas voltas viu Lélio Assumpção que marcou a volta mais rápida da prova chegar com muita vontade, mas conseguiu se posicionar melhor para levar a primeira vitória da temporada 2024, com Assumpção em segundo (0s331 atrás) e Felipe Klemann (Cowboy Racing).

Se na divisão SUPER a diferença entre os dois primeiros colocados foi de 0s331, na LIGHT foi necessário conferir na cronometragem, já que Morato venceu por apenas 0s049 de vantagem em relação a Vinicius Zanuto (Juka Motors); Henrique Augusto que fez sua estreia pela ART Racing começou muito bem subindo ao pódio na sua primeira corrida. Na MASTER a vitória ficou com Daniel Almeida (Fênix), seguido por Eduardo Vale (Juka Motors) e o campeão de 2023, Rogério Teixeira (ART Racing).

Poucas horas depois aconteceu a corrida 2, porém faltando pouco mais de 40 minutos para o início da corrida uma forte chuva atingiu o Autódromo de Interlagos provocando inclusive atraso no início da prova e obrigando a largada a acontecer atrás do Safety Car.

Com pista molhada os pilotos deram um novo show de habilidade sem perder a emoção das disputas. Apesar de estreante na categoria, Alan Synthes é um piloto com muita experiência no kart e em outras categorias, e mostrou toda sua habilidade na pista molhada: saindo do fundo do grid devido a não terminar a primeira corrida do final de semana, o piloto teve uma incrível escalada e já aparecia entre os cinco primeiros depois de seis voltas.

Largando na primeira colocação, Oscar Moraes manteve-se à frente, trocando constantemente de posição com Lélio Assumpção que mostrou muita habilidade em pista molhada durante todo o final de semana.

A partir da 9ª volta de 12 previstas para o término, Synthes, Moraes e Assumpção mostravam-se com apetite para a vitória, se alternando na liderança na tradicional briga de vácuo produzido pelos carros da categoria.

Em uma chegada lado a lado, Synthes passou com apenas 0s075 de vantagem sob Moraes, mas não levou a vitória: o piloto foi punido e teve o acréscimo de 20 segundos no seu tempo devido a uma ultrapassagem em procedimento de Safety car anotada pelos comissários desportivos, caindo para a 10ª colocação na geral.

Com isso nova vitória de Moraes, com Assumpção em segundo e Fachini em terceiro na categoria SUPER.

Se na primeira corrida Zanuto perdeu por muito pouco, nessa segunda o piloto conquistou a primeira vitória na divisão LIGHT com louvor, cruzando a linha de chegada 23s714 à frente de JP Morato; Henrique Augusto repetiu o terceiro lugar no pódio mostrando que pode ser um novo bem forte na categoria na temporada de estreia pela ART Racing.

O experiente Edu Dias levou sua equipe Old Monkey Racing à vitória na divisão MASTER, trazendo Alexandre Bonilha e Guto Mazzoni (Alfia) nas três primeiras colocações.

Nessa etapa a Fórmula 1600 trouxe como uma de suas novidades a transmissão, que além do canal oficial da categoria também passa a acontecer no portal High Speed Brazil, um dos maiores canais de automobilismo do Brasil, aumentando a visibilidade da categoria.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600 que tem apoio de Biopetróleo Combustíveis, PneuFree.com e Lindoya Original Água Mineral acontece nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro no Autódromo de Interlagos.

F1600 – ETAPA 1 – CORRIDA 1

SUPER
1) Oscar Moraes (Gara Competition)
2) Lélio Assumpção (Alfia Racing)
3) Felipe Klemann (Cowboy Racing)
4) Igor Costa (ART Racing)
5) Eduardo Imamura / Lucas Freitas (San Race)
6) André Nobre (ART Rracing)

Não terminaram:
Marcel Fachini (Juka Motors)
Raphael Zulini (Juka Motors)
Alan Synthes (Della Barba Racing)

LIGHT
1) João Pedro Morato (Fênix)
2) Vinicius Zanuto (Juka Motors)
3) Henrique Augusto (ART Racing)
4) Jonatas Vieira (Juka Motors)
5) Felipe Guedes (Gara Competition)
6) Samuel Damin (ART Racing)

MASTER
1) Daniel Almeida (Fênix)
2) Eduardo Vale (Alfia Racing)
3) Rogério Teixeira (ART Racing)
4) Alexandre Bonilha (Juka Motors)
5) Guto Mazzoni (Alfia Racing)
6) Edu Dias (Old Monkey Racing)

F1600 – ETAPA 1 – CORRIDA 2

SUPER
1) Oscar Moraes (Gara Competition)
2) Lélio Assumpção (Alfia Racing)
3) Marcel Fachini (Juka Motors)
4) Igor Costa (ART Racing)
5) André Nobre (ART Racing)
6) Alan Synthes (Della Barba Racing)
7) Raphael Zulini (Alfia Racing)
8) Eduardo Imamura / Lucas Freitas (San Race)

Não terminou:
Felipe Lemann (Cowboy Racing)

LIGHT
1) Vinicius Zanuto (Juka Motors)
2) João Pedro Morato (Fênix)
3) Henrique Augusto (ART Racing)
4) Jonatas Vieira (Juka Motors)
5) Samuel Damin (ART Racing)

Não terminou:
Felipe Guedes (Gara Competition)

MASTER
1) Edu Dias (Old Monkey Racing)
2) Alexandre Bonilha (Juka Motors)
3) Guto Mazzoni (Alfia Racing)
4) Daniel Almeida (Fênix)
5) Eduado Vale (Alfia Racing)

Não terminou:
Rogério Teixeira (ART Racing)

Acompanhe todas as informações da F1600 no site oficial da categoria em www.f1600.com.br ou através das redes sociais Instagram (@f1600brasil), Facebook (f1600brasil) e todas as corridas e curiosidades sobre a maior categoria do Brasil no Youtube (f1600brasil).

CALENDÁRIO – F1600 – 2024
1ª etapa – 25, 26 e 27/01 – Interlagos (SP)
2ª etapa – 23, 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
3ª etapa – 12, 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
4ª etapa – 03, 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
5ª etapa – 24, 25 e 26/05 – Interlagos (SP)
6ª etapa – 21, 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
7ª etapa – 19, 20 e 21/07 – Interlagos (SP)
8ª etapa – 06, 07 e 08/09 – Interlagos (SP)
9ª etapa – 11, 12 e 13/12 – Goiânia (GO)
10 etapa – 20, 21 e 22/12 – Interlagos (SP)